Solar vs Outras Energias

A energia Solar tem algumas características particulares. A energia Solar é, na verdade, energia sob a forma eletromagnética que pode ser convertida directamente em energia eléctrica.

As outras energias tais como hídricas, eólicas, termoelétricas, ou mesmo as nucleares, recorrem a sistemas mecânicos de forma a fazer girar geradores elétricos. Mas o processo de transmissão de energia mecânica é extremamente ineficiente. De forma a aumentar a eficiência, os equipamentos tendem a ser de grandes dimensões.

As turbinas eólicas podem medir até 220m de altura e cada uma das suas 3 pás podem pesar mais de 38 toneladas, exigindo adicionalmente operações de manutenção cuidadas e dispendiosas.

As centrais nucleares e termoelétricas funcionam com base no aquecimento de fluidos (tipicamente água) que depois circula por tubagens e faz gerar turbinas electro-geradoras. Todos estes equipamentos são tecnicamente complexos de desenhar, fabricar, produzir, instalar e manter.

Adicionalmente, as centrais termoelétricas e nucleares têm elevado impacto ecológico. As termoelétricas produzem enormes quantidades de CO2, enquanto as nucleares podem provocar acidentes nucleares graves. Em ambos os casos os danos, sejam por CO2 ou nucleares, atravessam fronteiras e impactam todo o planeta.

A energia Solar, ao contrário das outras, é capaz de ser transformada em energia eléctrica através de tecnologia de semicondutores. A produção dos painéis fotovoltaicos é cada vez mais simples e pode ser produzida de forma a que se adapta a todas as situações. Na verdade a produção elétrica fotovoltaica é obtida através da agregação de múltiplos painéis.

Não existe, por isso, nem limite mínimo nem limite máximo de painéis foto-voltaicos e podem ser instalados de forma espacialmente flexível. Adicionalmente pode-se misturar tipos de fabricantes de painéis e de inversores numa só instalação, permitindo que se vá adicionando capacidade de captação fotovoltaica ao longo do tempo a uma instalação.