Glossário da Mobilidade Elétrica

Se queres enfrentar o mundo elétrico (e o vizinho que te diz que os carros a gasolina são melhores que a tua alternativa muito mais sustentável), o melhor é estares armado com um glossário de termos que te permita navegar o perigoso mundo dos argumentos a favor e contra.
Ou como nós gostamos de lhe chamar…uma Battle Sheet!

Se alguma vez te faltar algum termo, não hesites em visitar esta página para ficar esclarecido. E se houver alguma palavra que aches que deva pertencer aqui, comenta em baixo e nós adicionamo-la aqui.

➡️ Veículo Elétrico – O VE, EV ou BEV, o veículo 100% elétrico. É um veículo que tem como meio exclusivo de propulsão um ou mais motores elétricos alimentados por baterias.*

*Os VE fazem parte dos veículos denominados zero emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente, não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável.

➡️ VE ou EV – Veículo Elétrico ou Electrical Vehicle.

➡️ BEV – Acrónimo inglês que significa Battery Electric Vehicle (BEV).

➡️ PHEV – Acrónimo inglês que significa Plug-in Hybrid Electric Vehicle.*

*Veículo Híbrido Plug-in – O PHEV, também conhecido por híbrido plug-in, ou híbrido plug-in em paralelo. É um veículo que além de usar a motorização elétrica para se deslocar, usa igualmente um segundo motor alimentado por combustível. Não obstante, as baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede eléctrica.

➡️ EVSE – Carregador doméstico do veículo, vulgarmente conhecido por “sabonete”. EVSE é acrónimo de Electric Vehicle Supply Equipment.

➡️ REX ou BEVx – Veículo Elétrico com extensor de autonomia.*

*O VE com extensor de autonomia, também conhecido como híbrido em série. É idêntico ao puro VE, mas incorpora um motor extra com outro combustível que serve de gerador para carregar as baterias do veículo em andamento. Estes veículos usam apenas o motor elétrico como meio de propulsão para se deslocarem. As baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.

➡️ Posto de carregamento – Também chamado de ponto de carregamento, é o local onde se encontram os meios necessários ao carregamento de um veículo.

➡️ PCR – Posto de Carregamento Rápido (Tipo de corrente – DC), normalmente encontram-se nas bombas de abastecimento.

➡️ PCN – Posto de Carregamento Normal (Tipo de corrente – AC), normalmente encontram-se na via pública.

➡️ Corrente Elétrica – Todo o movimento ordenado de partículas eletrificadas (iões e electrões), de que são exemplo os raios ou o vento solar. A unidade padrão para a intensidade de corrente é o ampere (A). A corrente elétrica permite carregar o carro.

➡️ Ampere (A) – Ampere é a unidade de medida da corrente eléctrica.*

*Os carregadores domésticos têm, normalmente, 10A, 16A ou 32A. Um carregador de 16A monofásico, consegue gerar 3680Wh, resultado de 16Ax230V (230V é a tensão elétrica normal numa habitação na Europa) numa hora.

➡️ Volt (V), 230V, 400V –Volt (V) é a unidade de tensão eléctrica.*

*Em aparelhos ou redes domésticas, o mais comum é a tensão ter valores monofásicos, que se situam nos 220V / 230V. No caso das instalações trifásicas, esse valor passa a ser de 400V.

➡️ Monofásico – É o nome que damos a um circuito com uma só fase e neutro. É o mais comum na rede eléctrica das habitações.

➡️ Trifásico – É o nome que damos ao sistema com três fases, mais comum na indústria ou comércio (casas cuja soma das potências ultrapassaos 8000 Watts).

➡️ Eletricidade – É a presença e fluxo de carga elétrica. A eletricidade é um fenómeno facilmente reconhecível, como relâmpagos, eletricidade estática e correntes elétricas em fios elétricos. Engloba também o campo eletromagnético e a indução eletromagnética.

➡️ Energia Elétrica – Energia armazenada ou distribuída na forma elétrica. Unidade: watt (W) – a mesma unidade da energia, o joule (J).

➡️ Potência Elétrica – Quantidade de energia elétrica convertida por unidade de tempo. Unidade: watt (W); o mesmo que joules por segundo (J/s). Usada para indicar a potência dos motores. Nos motores a combustão é usado o termo “cavalo (cv)” para descrever a potência do motor. 1 cv = a 735,5 Watts. Um motor de 80kW tem 80/0,7355 = 108,8 cv.

➡️ Watt – O watt (W) é a unidade que mede a energia elétrica. É equivalente a um joule por segundo (J/s).

➡️ Wh – Watt-hora (Wh). Um watt-hora é a quantidade de energia utilizada para alimentar uma carga com potência de 1 watt pelo período de 1 hora.

  1. Quilowatt-hora (kWh) <=> 1.000 Wh ou 3,6×106 joules.
  2. Megawatt-hora (MWh) <=> 1.000.000 Wh ou 3,6×109 joules.
  3. Gigawatt-hora (GWh) <=> 109 Wh ou 3,6×1012 joules.
  4. Terawatt-hora (TWh) <=> 1012 Wh ou 3,6×1015 joules.

➡️ kWh – Quilowatt-hora (kWh). Cada kWh equivale a 1000Wh.*

*Uma lâmpada de 10W consome, ao fim de uma hora, 10Wh. Um veículo equipado com uma bateria que contém 20kWh de capacidade de carga e que gaste 10kWh aos 100 km, deverá ter uma autonomia de 200 km;
Os carregadores eléctricos trifásicos (por exemplo) com 32A têm cerca de 22kW de potência (3fasesx32Ax230V (unidade da tensão elétrica em casa)), o que faz com que sejam gerados 22 kWh de energia eléctrica ao fim de uma hora.

➡️ Carga – A medida da carga de um veículo elétrico é o Ampere.hora, abreviatura (A.h).*

*A unidade do SI é o Coulomb, que corresponde à carga de 1A num segundo. Assim, um Ah equivale a 3600 Coulombs. Nos VE é muito usado para indicar a capacidade das baterias. Por exemplo uma bateria nova no veículo Nissan Leaf de 2012 tem capacidade para armazenar 65,5A.h.

➡️ Quadriciclo elétrico – Veículo de quatro rodas de pequenas dimensões, não podendo circular nas auto-estradas e vias rápidas em Portugal.

➡️ Mota elétrica – Veículo elétrico de duas rodas.

➡️ Bicicleta elétrica – É uma bicicleta que usa um motor eléctrico alimentado por uma bateria eléctrica.

➡️ Monociclo elétrico – Veículo elétrico com apenas uma roda.

➡️ Mobilidade Sustentável – A mobilidade sustentável é a capacidade de nos movermos livremente sem sacrificar todo o meio ambiente e o ecossistema à nossa volta, hoje ou no futuro.

➡️ Veículos Emissões Zero – São meios de transporte que, por conterem apenas locomoção por meios elétricos, musculares do ser humano ou forças da natureza, como o vento, não emitem, durante a locomoção, gases com efeitos de estufa ou nocivos para a saúde humana para a atmosfera.

➡️ Eficiência – Capacidade de evitar o desperdício de materiais, energia, esforços, dinheiro e tempo, alcançando o objetivo desejado. de evitar o desperdício de materiais, energia, esforços, dinheiro e tempo, alcançando o objetivo desejado. 

➡️ AC – Alternating Current (AC) ou Corrente Alternada (CA) é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo. Tipo de corrente usada nos postos de carregamento normais.

➡️ DC – Direct Current (DC) ou Corrente Contínua (CC) é uma corrente cujo sentido permanece constante ao longo do tempo.Tipo de corrente usada postos de carregamento rápidos.

A diferença entre AC e DC está na capacidade de transmitir energia para locais distantes. Se todos os sistemas de transmissão fossem em corrente contínua, seria preciso uma usina em cada bairro para abastecer as casas com eletricidade.

Links Úteis

Instagram Evolut

Facebook Evolut

Mobilidade Sustentável – Sustainable Mobility

NovaEnergia.NET – Energias Renováveis e Alternativas

NissanLeafPT – Fórum

BMW i – Electric and Plug-in Vehicles (PT e EN)

Tesla Club Portugal

PHEV – Mitsubishi Outlander

ZEEV – Mobility for People

ZEVTech – Electric Power Moto

MOBI.E – Comunidade de Utilizadores

Vectrix Portugal

Loving the Planet

GT – GreenTransporte

Distraídos A Carregar

Sites com Notícias Elétricas

➡️ Missão Zero

➡️ Electrek

➡️ Cleantechnica

➡️ Mobi.e

➡️ Revista Veículos Elétricos

➡️ Revista das Cidades Inteligentes

➡️ Axios Future

➡️ UVE

Fóruns

➡️ Nova Energia – Conteúdos relacionados com energias alternativas e renováveis, Tecnologias para eficiência energética e menor poluição (produção e mobilidade).

➡️ Nissan Leaf PT – Conteúdos relacionados com os modelos elétricos da Nissan e seus concorrentes

➡️ Tesla Portugal – Modelos 100% elétricos e outros produtos da marca Tesla relacionados com a mobilidade sustentável.

➡️ Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos – Conteúdos relacionados com veículos elétricos de 2 rodas. 

➡️ Tudo sobre Automóveis

➡️ Forum da casa – Perguntas relacionadas com a casa (encontra sobre veículos elétricos)

Outros Sites Relevantes

➡️ Portugal Energia

➡️ Utilizadores de Veículos Elétricos

➡️ Associação Portuguesa dos Veículos Elétricos

➡️ eParkio

➡️ Ecomood Portugal