FAQ’s

Tens dúvidas acerca de veículos elétricos e dos seus carregadores? Deixamos-te aqui às perguntas que são colocadas mais frequentemente, para poderes explorar e descobrir mais acerca deste mundo.

O que é uma Wallbox?

É um posto de carregamento, corresponde a um sistema que proporciona corrente elétrica ao veículo elétrico através de um cabo de carregamento.

Esta denominação faz referência ao sistema físico que proporciona energia ao veículo. Existem dois tipos de carregadores. Os vulgarmente denomiados AC (corrente alternada ou alternate current) ou PCN ( Postos de Carregamento Normais ) – podendo esta ser monofásica ou trifásica. E existem os DC (corrente contínua ou direct current ) também denominados de PCR (postos de carregamento rápido). Os PCN carregam um carro na sua totalidade entre 4h e 12h, enquanto que os PCR carregam os carros em menos de 1h. O custo dos PCN podem ser umas centenas de euros enquanto que os PCR custam usualmente acima de 15,000 Euros.

Como faço o carregamento em locais privados?

O carregamento em casa pode ser feito de várias formas:

  • Tomada doméstica (Schuko)
  • Tomada Green-up
  • Posto de Carregamento (Wallbox)

A tomada doméstica (Schuko) é a solução mais acessível e globalmente disponível. A velocidade de carregamento é baixa (2,3kW) mas, dependendo do perfil de utilização do carro, pode ser suficiente para carregar o que se utiliza de dia. Contudo a utilização de uma tomada Schuko não providencia dos mecanismos de protecção de instalação eléctrica e carregamento da bateria, não dispõe de sistema de controlo e medida da carga realizada.

A tomada Green-up permite uma velocidade de carregamento um pouco superior à tomada doméstica, mas insuficiente para as necessidades de carregamento comuns, no caso de carregamentos em locais privados.

Para velocidades de carregamento maiores em locais privados, nos casos que seja necessário carregar a bateria integralmente durante a noite e/ou dia, os nossos equipamentos permitem carregar a potências desde 3.7kW a 22kW, ou seja, permite carregar em  aproximadamente 3h30 uma bateria com 75kWh.

É preciso alterar a potência contratada em casa ou alterar o tipo de contador (trifásico ou monofásico)?

O carro pode carregar com qualquer potência contratada ou tipo de contador de energia (monofásico e/ou trifásico).

Em relação à potência contratada, quanto maior esta for, mais liberdade existirá na velocidade de carregamento do veículo.

Uma potência contratada de 3.45kVA apenas permitirá utilizar o máximo potencial do cabo de carregamento de série ligado a uma tomada comum (3Kw) e sem grande margem para outros equipamentos ligados. Já uma potência contratada de 10,35kVA suportará carregamentos de 7,4kW, com margem para outros equipamentos ligadas à instalação elétrica.

No que diz respeito ao tipo de contador de energia, monofásico ou trifásico, ambos são compatíveis com velocidades de carregamento até aos 7.4kW. Acima dessa velocidade de carregamento referida anteriormente, os 11kW, 16,5kW ou 22kW, só são possíveis de obter com contadores trifásicos. Para carregar a 22kW é necessário efetuar aumento de potência para 20,7kVA

Quanto tempo demoro a carregar o carro?

O tempo de carga varia mediante o tamanho da bateria e a velocidade do carregador interno do veículo, o exemplo demonstra a vantagem de uso de postos de carregamento face ao carregamento normal via tomada doméstica e/ou green-up.

Wallbox / Postos de carregamento:

  • 22KW ( 3x32A) = 1h38
  • 11KW (3x16A) = 3h20
  • 7,4 KW (32A) = 5h

Green-up:

  • 3,7KW (16A) = 12h11

Tomada doméstica:

  • 2,3KW (10A) = 20h
Que tipos de conetores são os mais comuns nos carros elétricos?

Quase todos os veículos elétricos utilizam a tomada Type 2 (Modelos Europeus), existem ainda alguns modelos que usam a tomada Type 1 (América do Norte e Ásia).

Type 1

Este conector é para recarregar veículos elétricos como o Opel Ampera, Nissan Leaf, Nissan ENV200, Mitsubishi Outlander, Mitsubishi iMiev, Peugeot iON, Citroen C-Zero, Renault Kangoo ZE (tipo 1), Ford Focus elétrico, Toyota Prius Plug in ou o KIA SOUL EV.

Type 2

Este conector é para recarregar veículos elétricos como o BMW i3, i8, BYD E6, Renault Zoe, Tesla Model S/X

FAQ's - Instalação

Requisitos para a instalação
  • Assegurar que a potência contratada é suficiente para o correto funcionamento do posto de carregamento à velocidade de carga desejada;
  • Possibilidade de acréscimo de equipamento elétrico no atual quadro elétrico (diferencial e disjuntor);
  • Quadro elétrico a cumprir normas de segurança da DGEG;
O que inclui a instalação?

A instalação inclui:

  • Deslocação ao local de instalação;
  • Até 15 metros de cabo para interligar o quadro elétrico ao local da instalação;
  • Fixação do equipamento;
  • Ligação do equipamento ao quadro elétrico existente (de acordo com normas de instalação DGEG):
    • Disjuntor adequado à instalação;
    • Diferencial tipo A 30ma;

Teste de carregamento de veículo elétrico;

Se tiveres mais alguma dúvida que não esteja aqui apresentada, fala connosco e nós ajudamos-te!