Carros Elétricos e Emissões de CO2

Qual é a diferença entre um veículo elétrico e um veículo a gasolina, em termos de emissões de CO2?

A “Union of Concerned Scientists” decidiu realizar um estudo que avalia as emissões de CO2 produzidas pelos carros a gasolina e pelos carros elétricos em cada fase da sua vida.

O seu processo de fabrico começa exatamente do mesmo modo, sendo que ambos os modelos são constituídos por peças de aço e alumínio.

Nesta fase, um carro a gasolina produz cerca de 7 toneladas de emissões de CO2. Um veículo elétrico irá consumir mais 1 tonelada devido à produção da sua bateria, sendo que esta requer mais energia e recursos.

Uma vez na estrada, os carros a gasolina soltam gases CO2 por cada litro de combustível que consomem. A estas emissões acresce ainda a poluição proveniente da extração e refinação do petróleo e o transporte desta matéria perigosa até aos postos de abastecimento.

Utilizando a energia elétrica, os veículos elétricos são mais sustentáveis do que os carros a gasolina, principalmente se a energia utilizada vier de fontes sustentáveis, tais como a energia eólica ou solar.

“Desde o início do ano, as fontes de eletricidade renovável representaram 58,6 % do mix de produção de eletricidade em Portugal Continental, gerando 6 954 GWh, num total de produção equivalente a 11 881 GWh.” – APREN (Associação de Energias Renováveis)

No final da sua vida, um carro a gasolina terá produzido cerca de 57 toneladas de CO2. Por sua vez, um veículo elétrico com as mesmas dimensões do carro a gasolina, terá produzido 28 toneladas de CO2, sendo que no primeiro ano de utilização, as emissões produzidas no fabrico da bateria são abatidas.

Por fim, a bateria do carro elétrico pode ser reciclada ou reutilizada.

Ao utilizares um carro elétrico, estás a reduzir as emissões de CO2 até 50%. Junta-te à revolução e faz a diferença!

Referências:

Electric Cars & Global Warming Emissions – https://www.youtube.com/watch?v=K9m9WDxmSN8

APREN (Associação de Energias Renováveis) – https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao/