Breve história sobre os veículos elétricos

Os primeiros veículos elétricos

Os carros elétricos não são uma invenção recente. Esta ideia tem vindo a ser explorada há já 2 séculos.

Tudo começou no ano 1828, Ányos Jedlik, um engenheiro e físico húngaro, inventou o primeiro motor elétrico, o qual usou para construir o primeiro carro movido a eletricidade.

Apenas 6 anos depois, em 1834, Thomas Davenport, um simples ferreiro de Vermont, desenvolveu uma ideia semelhante, mas desta vez o veículo deslocou-se numa pista curta, circular e eletrificada.

Ainda em 1834, mas desta vez na Holanda, Sibrandus Stratingh, professor numa escola em Groningen e o seu assistente Christopher Becker, construíram um carro elétrico de pequena escala, movido a células primárias não recarregáveis (bateria de utilização única e descartável).

Em 1899, La Jamais Contente, um carro elétrico, foi o primeiro automóvel a ultrapassar os 100km/h no Parc Agricole d’Achères, em Paris.

Declínio dos veículos elétricos

Com a construção de estradas mais robustas e a descoberta de grandes reservas de petróleo, no século XX, que levou à ampla disponibilidade de gasolina a preços acessíveis, fez com que os carros movidos a gasolina se tornassem mais baratos para percorrerem longas distâncias. Assim, os veículos elétricos começaram a perder a sua posição no mercado automobilístico e passaram a ser limitados ao uso urbano devido à sua baixa velocidade e ao seu reduzido alcance. Com os carros movidos a gasolina, era agora possível viajar mais longe e mais rápido.

28% dos veículos produzidos em 1900, nos Estados Unidos, eram elétricos, mas com o início da produção em massa dos veículos de combustão de Henry Ford e a redução dos custos de produção dos mesmos, deu inicio a um declínio acentuado na produção dos veículos elétricos.

1960

Passaram-se anos sem grandes desenvolvimentos na área de carros elétricos, até que em 1959, a American Motors Corporation (AMC) e a Sonotone Corporation anunciaram uma investigação em conjunto, em prole da produção de um carro elétrico movido por uma bateria de carregamento automático.

A 31 de Julho de 1971, um carro elétrico foi distinguido como sendo o primeiro veículo para sondar a lua. O Lunar Roving Vehicle foi enviado durante a missão de Apollo 15.

Devido ao declínio do preço da gasolina e ao aumento da compra de carros desportivos (por serem mais acessíveis de dirigir apesar de sua baixa eficiência de combustível), o interesse por carros mais económicos ou ecológicamente corretos diminuiu entre os consumidores nos Estados Unidos, ao longo dos anos 90. Com isto, os fabricantes de automóveis nos EUA escolheram focar os seus produtos em torno de veículos como os camiões, que desfrutavam de maiores margens de lucro do que os carros menores, que eram preferidos em lugares como a Europa ou o Japão.

No início dos anos 90, a California Air Resources Board (CARB) e o governo da “clear air agency” da Califórnia, começaram a fazer pressão a favor de veículos com menor consumo de combustível e emissões mais baixas, com o objetivo final de passar para veículos com emissões zero.

Atualmente

Em 2004, o fabricante de carros elétricos da Califórnia, Tesla Motors, começou a desenvolver o seu Tesla Roadster, que ficou disponível para os seus clientes em 2008. O Roadster foi o primeiro carro totalmente elétrico de produção em série a usar células de bateria de lítio-íon, e o primeiro carro totalmente elétrico a viajar mais de 320 km por carga. Desde o início da sua comercialização, a Tesla vendeu aproximadamente 2.450 Roadsters em mais de 30 países até dezembro de 2012.

O Nissan Leaf foi o primeiro veículo totalmente elétrico, de cinco portas, a ser produzido para o mercado de massa. Este foi lançado no Japão e nos Estados Unidos em dezembro de 2010 e a partir de janeiro de 2013, o Leaf ficou também disponível na Austrália, no Canadá e em 17 países europeus.

Em 2018, em Portugal, o número de carros elétricos comprados cresceu em 30%, o que se traduz na venda de 727 veículos elétricos.

Não fiques longe deste revolução!

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_electric_vehicle