Está previsto que, até 2038, a venda de veículos 100% elétricos e híbridos ultrapasse a venda de veículos a combustível.

Em 2018, os veículos elétricos corresponderam ao maior fator de crescimento do mercado automóvel e prevê-se que o mesmo aconteça este ano.

No que diz respeito a veículos de transporte público, têm sido feitos investimentos por parte dos fabricantes no âmbito do desenvolvimento de comboios elétricos. No entanto, a versão a combustíveis fósseis continuará a ser a mais procurada para estes veículos, nos próximos anos.

Dando seguimento a este crescimento, naturalmente o consumo de energia global também irá aumentar. Desta forma, é importante sabermos as fontes de onde vem a energia utilizada.

O carvão, para além de ser, em média, 40% menos eficiente, é também extremamente poluente. No entanto, a nossa fonte de energia elétrica não é únicamente proveniente de fontes de carbono, sendo que o uso de energias renováveis tem vindo a aumentar.

Com isto, começará a existir um maior balanceamento entre as fontes de energia elétrica utilizada.

Referência: https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2019-05-15/electric-vehicles-are-overwhelmingly-more-energy-efficient