10º Mito – Os VEs emitem CO2

Mito – Um VE (Veículo Elétrico) também emite muito CO2 porque a produção de electricidade é realizada com recurso a combustíveis fósseis

Vamos por partes e perceber quanto CO2 emite um carro a combustão, por exemplo, a Diesel.

Diesel é um combustível fóssil, denominado por hidrocarboneto. Palavra difícil que basicamente quer dizer que é uma molécula que tem atómos de carbono e hidrogénio.

Um carro a Diesel queima Diesel para produzir energia. Isto quer dizer que existe uma reação química entre o Diesel e as moléculas de oxigénio no ar. Cada átomo de C (Carbono) combina-se com a molécula O2 (o nosso precioso oxigénio na atmosfera) gerando uma molécula de CO2 (o tal famigerado dióxido de carbono do efeito de estufa)

O importante a reter aqui é que fazendo as contas entre a densidade do Diesel, as massas moleculares e a composição de moléculas: cada litro (L) de Diesel gera 2640g de CO2.

E fazendo as contas para um carro de consumo 5L/100Km dá 132g CO2/Km, o tal valor que muitas vezes vimos anunciado na venda de carros mas que nem sempre compreendemos de onde vem.

Vejamos agora se for um carro eléctrico.

Para os mesmos 90,000Km e tendo por base um consumo médio de 15KWh / 100Km dá um total de 13.5MWh. Tendo em consideração a EDP produz 55% em energias renováveis e que cada KWh liberta 269g CO2 temos ….  

3,600 Kg de CO2 ou cerca de 3,6 toneladas de CO2

Portanto temos para 90,000KM:

Tipo de CarroICE (Internal Combustion Engine)VE (Veículo Elétrico)
90,000 KM
Toneladas de CO2
11,93,6

E este resultado apenas tende a ser cada vez mais favorável com a continua expansão da produção de energias renováveis como a eólica, hídrica e solar.

Como surgiu o mito?

Mas claro está para efeitos do contraditório abaixo um dos muitos artigos que criam o mito. Interessante é ver que quem escreve esses artigos, Michael Bastasch, é fortemente financiado por uma das maiores e ricas empresas, a Koch Industries, ligadas à extracção do petróleo. E a mesma pessoa que questiona a veracidade do Aquecimento Global, recém baptizado de Alterações Climáticas pela equipa de Dick Cheney, ex-vice presidente dos EUA e ex-CEO da Halliburton, uma das maiores empresas de operação de exploração de petróleo. Abaixo podem ver a série de artigos de desinformação criados acerca do tema.

Construtor de Mitos: https://www.desmogblog.com/michael-bastasch

Fake News: https://dailycaller.com/2019/04/24/tesla-carbon-dioxide-mercedes/

Referências:

http://ecoscore.be/en/info/ecoscore/co2

https://www.popularmechanics.com/cars/hybrid-electric/news/a27039/tesla-battery-emissions-study-fake-news/

https://cleantechnica.com/2017/06/22/swedish-ev-battery-study-sucks/

https://insideevs.com/news/333576/musk-says-new-anti-ev-study-is-clueless-at-best/

https://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx